Onde Comprar?

Hoje respondo a uma pergunta que me tem sido colocada aqui no Blog: onde comprar?

Os alimentos para a dieta Paleo são comprados na maior parte dos supermercados, em mercados biológicos, mercados locais e lojas da especialidade (produtos naturais, ervanárias, etc).
A dieta Paleo deve privilegiar alimentos o menos processados possível, alimentos biológicos e de época.
Isto é o ideal! Devido a um ritmo mais acelerado que a própria vida nos exige (nessa arte que é viver! o melhor possível), ou porque temos um pior horário no emprego, ou porque temos que terminar aquele projecto, ou porque temos um jantar especial, uma ida ao cinema, um encontro com os amigos … UFA … nem sempre é fácil encontrar os alimentos que cumpram com todos os requisitos na nossa Dieta.
Mesmo assim, acho que não há desculpa!
Hoje em dia temos fácil acesso a mercados locais, supermercados e lojas online que nos permitem uma escolha entre uma boa variedade de alimentos!

Os vegetais, legumes e frutas podem ser comprados nos supermercados como o Continente, Jumbo, SuperCor, Lidl, Pingo Doce (etc,) – há sempre a opção BIO e cada vez mais há maior variedade.
Mas eu prefiro recorrer aos mercados biológicos, ou mercados das localidades.
No Porto há várias opções.
Há o mercado biológico do Parque da Cidade, todos os sábados de manhã (das 10h às 14h). Neste mercado há muita variedade e os vendedores tem o certificado de agricultura biológica. Por este motivo os preços não são tão convidativos, mas a qualidade dos produtos é!
Podemos encontrar desde fruta, legumes, vegetais (frescos e de época), cogumelos e ervas aromáticas. Tem o bónus de se poder juntar uma ida às compras ao prazer de um passeio no belíssimo Parque da nossa Cidade. Recomendo!
Outra opção é a Feira da Senhora da Hora (aos sábados de manhã!). A dica que dou é acordar cedo para conseguir os melhores produtos e um bom preço. Aqui, porém, não vão encontrar tantos vendedores com certificados de agricultura biológica.
Há também o Mercatu na Foz e o Biomercado em Matosinhos. Aqui podem comprar além dos “frescos”, a maior parte dos alimentos que fazem parte da dieta Paleo.

A outra opção é terem a vossa própria horta! Esta é a ideal, mas nem sempre possível (o meu caso).

Frutos secos há em inúmeros locais. Normalmente comparo preços e compro no local onde é mais barato.
Gosto de ir à velhinha Pérola do Bolhão, onde há imensa variedade! Bónus: depois dou um pulinho ao Bolhão a ver o que por lá se vende! Faço quase sempre “bons negócios”. Ou aquelas azeitonas curtidas em processos tradicionais (sem químicos) ou aquelas maçãs Bravo Esmolfe da quinta da D. Arminda …

Carne e Peixe podem comprar nos supermercados “comuns” escolhendo a opção Bio, “do campo”, “selvagem”, “de mar”, etc.
No mercado municipal de Matosinhos (ou na LOTA) podem encontrar peixe Fresco de mar.
Há também os talhos e peixarias em cada localidade que oferecem opções Paleo. É só procurar e perguntar!

Farinhas de amêndoa, côco, alfarroba, óleo de côco, óleo de noz, leite de côco, leite de avelã, (etc) podem encontrar nas áreas “saúde e bem-estar” das grandes superfícies ou nas áreas de “comida exótica/internacional” , ou na área de produtos “dietéticos” (explo, Continente, Jumbo, Supercor).
Podem também comprar na Ervanária Portuense, Celeiro Dieta, no Mercatu, etc.
Há produtos que ainda não se encontram em todas as lojas. Mas é raro.
Exemplo disso é o óleo de côco que utilizo na receita das Paleo Chocolate Chip Cookies (já fizeram em vossas casas? Quero ver fotos!), que é desodorizado e que encontrei na Ervanária Portuense e no Jumbo.

Como podem constatar não é difícil.

Como Paleo que são, é uma questão de “despertar” o vosso “eu primal” e ir explorar a vossa área de residência à procura de mercados locais, biológicos, etc.
Boas compras e boas receitas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s