#desafioPaleogustativa

#DesafioPaleogustativa

Cá está ele!

Estão preparados? Então vamos lá!

Então o desafio consiste em fazer uma semana completamente Paleo.

Uma semana (Sim! É mesmo uma semana inteirinha!) sem açúcar processado, sem lacticínios e sem glúten.

As escolhas são simples (mas saborosas) e o que vos deixo é uma sugestão de menu.

Do menu, a escolha das refeições e do que comer, está do vosso lado.

Importante é evitar os alimentos “proibidos” : açúcar processado (atenção aos rótulos quando forem às compras), os cereais (arroz, trigo, centeio, milho, massas, pão, bolachas, etc), os lacticínios e nada de leguminosas (feijão, amendoim, ervilhas, etc).

O menu é para uma semana inteirinha de refeições (SIM! SIM! É VERDADE!), cujas receitas podem encontrar aqui no blog.

Não é preciso seguir a ordem exacta que sugiro!

Está dividida em pequeno-almoço, snack da manhã, almoço, snack da tarde (lanche) e jantar. Bónus: uma das refeições (almoço ou jantar) é em modo “marmita”. Consoante o vosso horário escolham a melhor altura para a fazer: aqui na minha sugestão surge ao almoço sempre (na maioria de vocês será assim). A marmita permite-nos controlar aquilo que comemos fora de casa. Eu sou fã!!!

Na lista de compras que vos deixo agora, incluo os ingredientes para fazer as cookies (estas), mas quem quiser pode optar por não as fazer e assim cortar alguns ingredientes “mais estranhos” da lista!

Amanhã publicarei o menu para a semana toda, mas para os mais ocupados e para “facilitar” o desafio, será colocado quer no blog, quer no facebook, quer no instagram, o menu de cada dia, no dia anterior na semana (no domingo será lançado a segunda-feira, na segunda-feira o menu de terça-feira e assim consecutivamente).

BOM DESAFIO!
Vão deixando o vosso feedback: partilhem fotos usando #desafiopaleogustativa, deixem comentários, etc !

 
Lista de compras desafio Paleogustativa

  • Leite de amêndoa sem adição de açúcares ou Leite de côco sem adição de açúcares ou Leite de avelã sem adição de açúcares
  • Café (o que utilizarem)
  • Chá ou tisanas (o que vos apetecer)
  • Frutos secos (vejam sempre o preço ao kg quando comprarem! Se tiverem paciência comprem os frutos com a casca que fica mais económico! Se não tiverem paciência comprem descascados! Podem ser: amêndoas, nozes, avelãs, cajus, macadâmias, etc- amendoins não!!!!! De preferência BIO)
  • Fruta da época (em Setembro temos figos, framboesas, maçãs, pêssegos, perãs, uvas, etc)
  • Bananas
  • Legumes da época ( comprem por exemplo abóbora, cebola, cenoura, chuchu, etc)
  • Courgettes
  • Couve Flor
  • Tomates cherry
  • Tomates
  • Batata doce
  • Alface
  • Espinafres
  • Frango do campo
  • Pescada (de preferência fresca, ou congelada selvagem)
  • Camarão selvagem ou Lulas
  • Atum em lata em azeite (bio de preferência)
  • Ovos do campo
  • Sementes de Chia
  • Manteiga de amêndoa bio (podem fazer também. A receita está aqui no blog)
  • Canela em pó
  • Azeite
  • Vinagre de Sidra
  • Mel
  • Côco ralado
  • Condimentos variados (flor de sal, pimenta preta, caril, cebolinho em pó, oregãos, etc)
  • Pepitas de cacau puro ou chocolate negro sem adição de açucar
  • Óleo de côco extra virgem bio
  • Farinha de côco
  • Bicarbonato de sódio

Boas Compras e BOM #desafiopaleogustativa !

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