#desafioPaleogustativa – o menu !

Olá a todos!

Comprinhas já feitas?

Se sim, maravilha! Se não, sem stress, que ainda há muito tempo hoje para planear essas compras!

Hoje deixo-vos o menu para a semana!

Yeeeeyyyyy! Festa!

Vamos lá começar o #desafiopaleogustativa!

 

Menu Semana desafio Paleogustativa!

Sugiro que leiam tudo com antecedência para poderem fazer as vossas escolhas consoante os vossos dias e os vossos horários!

A preparar antes da semana começar (domingo):

Pão Paleo (receita aqui: para iniciar fazer o pão de banana; caso prefiram uma versão de pão menos doce podem fazer esta receita)

Preparar os frutos secos (caso tenham comprado com casca)

Pudim de chia (receita aqui)

Cookies (receita aqui)

Manteiga de amêndoa para quem quiser fazer em casa (receita aqui neste caso só usar amêndoa)

 

Segunda-feira
PA: Uma chávena de leite de amêndoa (ou outro) com café + duas fatias de pão paleo com manteiga de amêndoa
Snack da manhã: Frutos secos (duas chávenas de café rasas de nozes e avelãs por exemplo) e um chá ou tisana
Almoço: Salada rápida de Atum
(misturar alfaces variadas, espinafres, uma lata de atum por pessoa, tomates cherry e um ovo cozido)
Snack da tarde: Uma chávena de chá ou tisana e uma peça de fruta à escolha
Jantar: Frango assado no forno com legumes da época (cebola, abóbora, chuchu, batata doce, tomate, por exemplo). Fazer dose extra para a marmita do dia seguinte. (sugestão de como fazer mas em que a proteína é o frango cortado em pedaços).

Terça-feira
PA: Uma chávena de leite de amêndoa (ou outro) com café + banana caramelizada em óleo de côco + chia (para a banana, basta colocar óleo de côco numa frigideira e colocar a banana cortada em tiras e deixar cozinhar em lume brando).
Snack da manhã: Um pudim de chia com fruta
Almoço: marmita (jantar de ontem)
Snack da tarde: frutos secos (uma chávena de café rasa) + uma fatia de pão paleo com mel
Jantar: Empadão de peixe (receita aqui -> substituir a carne por pescada cortada em cubos). Fazer dose extra para a marmita do dia seguinte.

Quarta-feira
PA: Fruta da época (maçã por exemplo) partida barrada com manteiga de amêndoa + café ou chá
Snack da manhã: Um pudim de chia com pepitas de cacau e fruta
Almoço: marmita (jantar de ontem)
Snack da tarde: Cookies Paleo + um chá ou tisana
Jantar: Courgetti de camarão (receita aqui) ou Courgetti de lulas (receita aqui) + sopa (podem fazer esta canja, ou uma sopa ao vosso gosto usando os legumes da época. exemplo: sopa de abóbora ). Fazer dose extra para a marmita do dia seguinte.

Quinta-feira
PA: Um ovo mexido em azeite + uma chávena de leite de amêndoa (ou outro) e café
Snack da manhã: Fruta da época com manteiga de amêndoas + um chá
Almoço: marmita (jantar de ontem)
Snack da tarde: sopa ou canja (feito no dia anterior ao jantar)
Jantar: Caril de frango com batata doce (receita aqui) + salada a gosto . Fazer dose extra para a marmita do dia seguinte.

Sexta-feira
PA: Batido de fruta (leite de amêndoa + banana + fruta da época) e um café
Snack da manhã: Pudim de chia + cookies ( 3 no máximo!)
Almoço: marmita (jantar de ontem)
Snack da tarde: sopa ou canja
Jantar: “jantar fora com os amigos” ATENÇÃO: façam ao máximo escolhas PALEO! Exemplo: a proteína (carne, peixe, marisco, ovos, etc) acompanhada de legumes ou salada. 🙂

Sábado
PA: Um pudim de chia com fruta e um café
Snack da manhã: Frutos secos (duas chávenas de café rasas de nozes e avelãs por exemplo) e um chá
Almoço + Snack da tarde : PIC NIC PALEO. Façam os vossos preferidos e vão para um parque, praia, jardim, etc e passem a tarde ao ar livre (SUPER PALEO) ! Sugestões: panados paleo, pão paleo, sandes paleo, frutos secos, fruta, ovos cozidos, chips de batata doce (fritas em azeite), azeitonas (processo de cura tradicional), presunto (não incluido na lista!) de cura tradicional, saladas, etc. DIVIRTAM-SE!!!
Jantar: Pizza Paleo (receita aqui) -> Requer algum tempo para a preparação!

Domingo
Brunch: ovos mexidos + pão de banana torrado com mel + fruta da época laminada + café ao chá
Almoço: Assado de “domingo” no forno (receita aqui)
Snack da tarde: fruta da época e um chá
Jantar: Sopa e assado do almoço

NOTA 1: Propositadamente não há no menu “sobremesas paleo”. Quando vos apetecer “algo” no fim da refeição podem comer 1 ou 2 quadrados de chocolate sem adição de açúcar  ou fruta!

BOM DESAFIO!

Vão deixando o vosso feedback: partilhem fotos usando #desafiopaleogustativa, deixem comentários, etc !

Espero que gostem!

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