Roupa Velha com Salada de Laranja

Olá a todos.

Ontem à noite fiz um assado no forno que ficou terrível. Mesmo.

Isto de estar com uma amigdalite do tamanho da Lua e querer cozinhar tem destas coisas.

Mesmo que seja “só” um assado. Quando escrevo “só” digo “enfiar os alimentos para um tabuleiro, ligar o forno e deixar lá a assar meia hora”!.

Pois… não correu muito bem.

O desgraçado do assado, bem que olhava para mim com olhar triste e desolado e ouvi-o sussurrar em esforço/terror : “porquê? porquê me fizeste isto, Mariana?”. Ah é verdade, o meu nome é Mariana! Para quem não me conhece pessoalmente (apenas dois ou três maravilhosos seguidores que tenho: Olá! Eu sou a Mariana! Prazer em conhecer-vos! Não vos conheço, mas gosto muito de vocês! 😉 Para os restantes que me conhecem: Então? ‘Tá tudo? Já sabem que eu gosto muito de vocês, certo? Beijinhos).

“Assado, as minhas desculpas. Estou com uma amigdalite!” Disse-lhe.

Lá se comeu em esforço o pobre do desgraçado, mas hoje acordei e pensei que era um bom dia para dar uma nova vida ao assado (isto depois de retirar umas quantas placas de bactérias e pûs da minha linda boca! Desculpem o grafismo. Mas não sou eu que escrevo, é a amigdalite – acho que se apoderou de mim….).

Ora, o que fazer com o assado?

Já sabem certo?

Aposto que sabem! Vocês leram o título e viram a foto catita que publiquei!

Isso mesmo:

A Gloriosa Roupa Velha!

Esse prato maravilhoso que se come nas casas de todos os portugueses, logo a seguir ao Natal.

AAAAAAH! Roupa Velha!

Alguém sabe porque é que chamamos Roupa Velha, à Roupa Velha? Se souberem a resposta escrevam, por favor!

Dá para fazer com praticamente qualquer assado e cozido! E é óptimo!

Já entrando no espírito Natalício, vamos lá usar uma das nossas receitas preferidas do Natal e vamos “salvar” este assado!

Como fazer?

(vamos lá safar o desgraçado do assado, vamos?)

  1. Desfazer em pequenos pedaços (mas não muito pequenos; pedaços com 3 a 4 cm) os legumes e desfiar o peixe ou cortar a carne. No caso do meu assado cortei os brócolos, couve-flor e batata doce em pequenos pedaços, desfiei a pescada e os grelos à mão.
  2. Numa frigideira colocar um fio de azeite
  3. Colocar os pedaços do assado/cozido no azeite já quente e adicionar três dentes de alho laminados.
  4. Deixar cozinhar em lume brando (apreciem o cheirinho! 🙂 ) e ir acertando a quantidade de azeite. A Roupa Velha quer bastante azeite! Mas não exagerem!
  5. Servir e deliciar-se com este maravilhoso prato.

Lá se safou o assado! Ufa!

Para acompanhar sirvam-no com uma bela de uma salada de alfaces variadas e laranja, bem temperada a gosto. Só isto! Simples, mas bom! E uma óptima forma de consumirmos Vitamina C! 😉 #dicapaleogustativa

Agora já vejo o assado a olhar para mim maravilhado e ouço-o a dizer: “Obrigada Mary! Obrigada!”

😉

Beijinhos para todos! (Beijinhos porque agora já todos me conhecem! 🙂 )

 

PS: Comam frutos com vitamina C. Reforcem o vosso Sistema Imunitário! #dicapaleogustativa

 

 

Deixe um comentário

