Semana DETOX Paleogustativa – dúvidas!

Olá a todos!

Desde que foi lançado o Plano DETOX Paleogustativa aqui no blog, tenho recebido algumas mensagens com dúvidas e questões relativas ao mesmo.

Como a maior parte das dúvidas eram as mesmas, decidi compilar as mais frequentes e pública-las aqui no estaminé, assim como as minhas respostas.

Dúvidas que foram surgindo sobre a Semana Detox

Vou ter fome?

Não. 😉
A ideia é fazer uma limpeza ao organismo: eliminar toxinas, reduzir os processos inflamatórios (no intestino , por exemplo) e reduzir os líquidos acumulados (retenção de líquidos na zona abdominal, coxas, braços, etc).

Bye bye TOXINAS!
O que interessa não é haver redução de ingestão de calorias, mas sim mudar a qualidade e o tipo de calorias ingeridas.
Sendo assim pode-se comer a quantidade de proteína, vegetais, legumes e frutas que se quiser! 😉 Com a Paleo percebemos que o que sacia é a proteína, portanto comendo as doses de proteína recomendadas, não haverá fome.
Vou fazer exercício físico: o que posso comer como pré e pós treino?

Numa semana DETOX, em que não haja ingestão de cereais nem amidos de digestão lenta, surge a dúvida do que comer para se proceder à prática de exercício.
Aqui depende bastante do tipo de treino que estão a fazer, quando treinam e aquilo que pretendem (mais para a frente irei fazer um post só sobre isto: NOVIDADES, PESSOAL! 😉 ).
Deixo algumas sugestões que devem adaptar ao vosso tipo de treino e ao vosso objectivo.
Sugestões pré treino: banana na frigideira com manteiga de amêndoa; banana com manteiga de amêndoa crua ou colocada no microondas por 20seg; tosta de batata doce com ovo mexido; tosta de batata doce com manteiga de amêndoa ou caju; batata doce cozida com um bife de frango grelhado; tapioca com frango; etc.
Sugestões pós treino: ovo cozido; batata doce com bife de frango; batido de proteína vegetal (leite de amêndoa); batido de banana (leite de amêndoa); maçã com manteiga de amêndoa; etc.

Não vou comer açúcar: vou “ressacar”?

Provavelmente esta será a parte mais difícil do DETOX.
Mas … NADA DE AÇÚCAR, pessoal!
Esta parte é fundamental para um bom DETOX!
NADA DE AÇÚCAR!

Numa dieta em que haja o consumo diário de açúcar processado (quer directo quer “mascarado” em alimentos processados -> vejam os rótulos daquilo que querem comer), aquando da paragem da sua ingestão por uma semana, o organismo poderá ressentir-se e haver a tal “ressaca”: dores de cabeça e mau humor.
Mas sejam fortes : é possível não comer e a “ressaca” passa! 😉
Apetece-vos um doce?
Há solução:
Fazer sopa de abóbora (receita) ou creme de cenoura. Aquando do “apetite” de doces, comam sopa! A abóbora e a cenoura vão equilibrar o índice glicémico e a vontade dos açúcares é reduzida.
Tâmaras e figos secos. Apetece-vos um “docinho”? Comam 2 tâmaras ou 2 frutos secos.
Posso Fazer o plano DETOX por mais do que uma semana?

Sim. 😉

Mas não será essa a ideia.
O meu conselho é fazer uma semana DETOX e continuar depois com uma dieta Paleo equilibrada.

 

Se tiverem alguma dúvida diferente destas é só mandar mensagem (aqui ou no facebook)!
Boa Semana DETOX Paleogustativa.

Vamos lá começar o ano em grande! 😉

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